Gavião carijó

Trabalho em um lugar que remonta à minha infância. Estranhas coincidências levaram-me a um endereço que, assim como a casa onde cresci, possui um bosque atrás das suas dependências.
E, em um espaço pequeno, na urbe marcada por intensa conurbação e verticalização, em um município que não conta com nem 1% de área verde, nesse diminuto espaço, faço diversos e inúmeros registros. Das aves que habitam o bosque desde longa data, antes mesmo de a escola existir. A gente é que chegou depois. A área sempre foi deles.
Sem dúvidas, a ave mais fotografada por mim, seja nesse bosque ou fora dele, é a espécie em questão, um gavião-carijó (Rupornis magnirostris). Não sei quantas fotos já bati dos indivíduos que habitam as áreas que perfazem a escola e seu entorno. Com certeza foram mais do que cem registros. O município? São Caetano do Sul, cidade do ABC. O bosque? Atrás das dependências da EMEF Leandro Klein!
Gosto muito da forma como os estadunidenses chamam essa ave: roadside hawk! E, realmente, é isso mesmo, um gavião beira de estrada. O primeiro registro que fiz, na companhia da minha esposa (na verdade, as primeiras fotos foram tiradas por ela) foi em Piracicaba, na beira de uma estrada que liga a área urbana ao distrito de Anhumas.
Porém, os melhores registros vieram depois. E o domínio do bosque da EMEF Leandro Klein deu-se aos pios e cantos de uma família de gaviões carijó. A seguir, selecionei duas fotos, e um vídeo da ave cantando. Aliás, esse vídeo enche-me de orgulho. Feito nas dependências da escola, trata-se do primeiro vídeo que aparece no renomado site de ornitologia, o Internet Bird Collection!
LINK DO VÍDEO: 
Muitas vezes no meio da aula, por vezes antes de começar o período, ou mesmo durante as reuniões pedagógicas, escuto-o cantar. Divido com os amigos, alunos, professores, funcionários, que, assim como eu, encantam-se. A gente aprendeu a amar essa família de Accipitridae que convive conosco.
Também chamados cientificamente de Buteo magnirostris, tratam-se de aves de rapina Accipitriforme, membros da família Accipitridae. Povoam diferentes regiões, espaços urbanos ou não. Isso explica o registro dessa ave na antena de um dos prédios do meu condomínio, como também nas áreas rurais de Piracicaba. Já o avistamos, eu e minha esposa, nas matas do Jardim Botânico de São Paulo, na cidade de São Paulo. Mas registrá-los nesse local ainda não foi possível.

 A espécie em questão ocorre do México à Argentina, e povoa todo o território brasileiro. Por isso mesmo, tem muitos nomes populares. Um dos mais conhecidos faz jus a sua prática em predar pintinhos. Por isso, gavião papa-pinto, ou gavião pega-pinto. Recordo-me da minha avó paterna, dona Virgínia, dizendo que, quando o gavião piava nos céus, a galinha piava no solo, instruindo seus pequenos a se abaixarem e se esconderem.
Aves de rapina são fundamentais para qualquer equilíbrio ecológico. Quer uma prova? Em minha escola nunca apareceu um rato nas dependências, fato também auxiliado por outras aves de rapina que habitam o bosque.

O gavião carijó não é lá muito grande. Não passa de 41 centímetros, bem como seu peso chega ao máximo aos 300 gramas. Ah, e as fêmeas são cerca de 20% maiores do que os machos. Uma explicação é o fato de que carregam no ventre os ovos.
A plumagem de jovens e adultos é bem diferente. Antes, eu imaginava que eram espécies diferentes. Mas a EMEF Leandro Klein ensinou-me que não. Inclusive, em um golpe de sorte, certa feita instalei a armadilha fotográfica em uma das árvores do bosque da escola, e eis que flagro um dos futuros papais coletando material para o ninho. De fato, muita sorte. 
LINK DO VÍDEO:
Devido a sua imensa distribuição, há doze subespécies. E também em virtude das diversas áreas que ocupa, alimenta-se de insetos a morcegos. Mas o ataque aos ninhos de outras aves é que compõe parte crucial de sua alimentação. Isso explica porque quando o carijó passa, suiriris, bem-te-vis e demais pássaros o atacam.
Há um vídeo no YouTube mostrando um carijó predando um ninho de sabiá-laranjeira. 
LINK DO VÍDEO: 
Referências bibliográficas
http://www.avesderapinabrasil.com/rupornis_magnirostris.htm
https://www.hbw.com/ibc/species/roadside-hawk-rupornis-magnirostris 
http://www.wikiaves.com.br/gaviao-carijo

Comentários

Postagens mais visitadas